Pular para o conteúdo principal

A faca de dois gumes – Parte 2



*Texto escrito dia 11/07/2013*
“Minha cidade está sendo atacada. Meu país está sofrendo uma guerra civil. Muitos países passaram por isso, essa é a vez do Brasil”.

Devem estar se perguntando (e muitas vezes especulando) que essa é a “Primavera Brasileira”, digo-lhes caros amigos que não acho que seja para tanto alarme essas greves e manifestações. Sei que está meio tarde para escrever sobre a onda de protestos que assolou nossas ultimas semanas de junho por meio de jornais, revistas, televisão e até mesmo nossas saídas para as ruas das cidades. 

É importante que cada vez mais nossa juventude seja encoberta de consciência política sobre tudo a feito e proposto por nossos políticos no poder.  Mas o que se viu, e ainda se vê, apesar que a própria organização dos manifestantes já se abafou, é que essa consciência política ainda não atingiu as massas. Muitos foram ali apenas pelas diversões e os likes que uma foto no meio de um monte de cartazes com frases de efeitos poderiam gerar em suas contas do facebook, G+ e instagram. 

A diferença notável entre essas ondas de meninos de 15-18 anos indo as ruas e uma verdadeira primavera (como aquelas que aconteceram no Oriente Médio) é as suas propostas. Aqui quando manifestam por gastos superfaturados em obras do governo, educação e saúde melhor e aumento de passagens, as primaveras que aconteceram pedem uma revolução geral da política retratada no país. 

Podem perceber, que após os senadores trabalharem até meia noite por pressão das manifestações e o Brasil ganhar a copa, muitas dessas manifestações cessaram ou perderam forças em muitas capitais. Dentre eles mesmo cansam de ir às ruas. Essas manifestações não mudará a realidade política do país, muito menos levará a uma guerra civil. Tais acontecimentos não tem força nem dentro da própria organização e a consciência política ainda é uma utopia não alcançada por mais da metade da população brasileira. 

Outra parte engraçada de toda essa história é saber que a policia consegue um batalhão de choque, bombas, balas de borracha e cavalaria para ir contra estudantes que apenas estão munidos com cartazes, tintas e as pedras que podem encontrar pelo caminho. Para ir atrás de qualquer ladrão no dia-a-dia, eles se queixam que faltam até viaturas. Lindo é ver a covardia de nossos policiais perante a brutalidade e abuso de autoridade que ocorreu nas ultimas semanas. Soube por meio de amigos e conhecidos, o quanto hostil foi a policia para cima de estudantes. Depois se fazem de santos perante os jornais, mas até jornalistas foram agredidos e presos sem ao menos serem ouvidos do porque estão ali. Na revista Carta Capital, não recordo-me a edição, um de seus jornalistas desabafa contanto que foi levado a delegacia por portar apenas um vidro de vinagre. Abuso de autoridade também é crime. 

Apenas não quero criar ilusões de uma mudança no cenário político brasileiro. Só será alcançado essa utopia quando o povo aderir a ideia de que políticos colocados no poder trabalham para o povo e prol dele e não para eles próprios. A população tem que criar a consciência que políticos são nossos funcionários, seus salários e luxos sustentados pelos nossos impostos pagados até mesmo num chiclete de 0,10 centavos e que cada coisa realizada não é mais que sua obrigação. Nós somos os chefes do presidente, senadores, deputados, governadores, vereadores e prefeitos.

Comentários

  1. Muito bem escrito o texto. Parabéns.
    Me refletir bastante sobre o assunto, que está tão em evidencia ultimamente
    Beijo

    Baiana Literal
    tharcilalima.blogspot.com

    ResponderExcluir

Postar um comentário


Quer comentar e não tem conta?!
1- escolha a opção Nome/URL
2 - No espaço Nome coloque seu nome ou seu apelido
3 - No espaço URL coloque o link do seu site, blog, vlog, tumblr... (não é obrigatório).

Sejam sempre bem vindos a deixarem comentários, criticas e sugestões. Eles são muito importante para meu caminho como escritora. Com eles poderei saber o se o caminho que estou trilhando esta certo ou se precisa de mudanças. Obrigada por visitar e comentar.

Postagens mais visitadas deste blog

Nóticias || Novo Design de Moranguinho em 2018

Essa semana fui surpreendida por várias coisas. Entre elas o n ovo desenho da Unikitty no Cartoon Network (leia mais sobre clicando aqui) e o novo reboot de Moranguinho. Essa ultima rendeu muitos memes no twitter por sua aparência que não lembra em nada suas antecessoras.  A série é desenvolvida pela DHX Media e se chama Strawberry Shortcake e sucede as demais gerações de Moanguinho. A produção começou em 2017, quando a empresa adquiriu os direitos da marca. Em Julho de 2017 foi feita a criação dos personagens com seu novo visual. E no mesmo mês o começo da produção da série animada. Um vídeo promocional foi criado e carregado no youtube (porém foi excluído). No final de 2017, mais duas empresas se juntaram ao desenvolvimento: Reel FX Animation e Splash Entertainment.  Nenhuma data de lançamento e demais informações foram encontradas além das publicas na Wikia da moranguinho (em inglês).  O estilo dessa Moranguinho segue o estilo de desenhos da faixa etária como

Hana Zuki - Episódios Online

Em nova websérie, Hasbro convida meninas a expressarem suas emoções Vem aí uma nova websérie mais do que especial:   Hanazuki Full of Treasures , que retrata as aventuras de uma garotinha que sabe expressar muito bem o que está sentindo. Desejando despertar nas meninas a ideia de que elas podem, sim, ser quem elas quiserem, sem se importar com o que os outros vão pensar traz as emoções como tema central. Emoções? Como assim? Você pode estar feliz e, minutos depois, toda essa felicidade se transformar em raiva. Também pode estar mal-humorado e, como num passe de mágica, voltar a sorrir. E tudo bem! Pois são exatamente essas mudanças de humor que fazem você único! Assim é a  Hanazuki , a personagem principal de sua mais nova websérie,  Hanazuki Full of Treasures , que estreou dia 12 de janeiro no Brasil. Produzida pela Hasbro Studios em parceria com Titmouse Studios, a animação leva você a uma distante galáxia, repleta de luas coloridas e personagens incríveis. J

Star Darlings - Episódios Completos

Aqui nessa postagem você encontra todos os episódios lançados, em português, pela Disney Channel. Para maiores informações, pode curtir a fanpage Star Darlings Brasil no facebook . Ela estava desativada, mas vai começar a voltar a ativa com novidades sobre essa franquia linda da Disney.  Episódio 1 - Magia de Estrelas Episódio 2 - Domando uma Estrela Episódio 3 - Iluminada Episódio 4 - Lixo Estelar  Episódio 5 - Starlianas Brilhantes Episódio 6 - Sonhos de Piper  Episódio 7 - O Dia de MO-J-4   Episódio 8 - Aula de Desejáquios  Episódio 9 - Ativado pela Voz   Episódio 10 - Astra-nômico  Episódio 11 - Chocolate Episódio 12 - Estrelas Cadentes  Episódio 13 - Lib-erada Episódio 14 - A Ciência da Moda Episódio 15 - Cozinhando com a Tessa