Estava eu navegando em grupos de Facebook e WhatsApp quando me deparo a uns anúncios de bonecas G1 de Monster High por preços altos.
E até me ofereceram essa semana uma boneca também G1, Freak Fusion, por 105 reais (faltando braço, Sapatos e o rabo) — uma boneca específica que só outra boneca iria complementar ela. O preço? Caríssimo para a conservação da mesma.
Para explicar quem está caindo de para-quedas nesse texto, as G1 ou Geração 01 de Monster High são as primeiras versões lançadas da linha de 2010 até meados de 2018, antes de vim o reboot de Monster High (que chamamos de G2/Geração 02). Atualmente estamos com a Geração 03 (G3) em lojas e sendo lançadas.
Também temos que explicar que a G1 são bonecas playline, ou seja, feitas para brincar. Foram lançadas para crianças na faixa de 08, 10 anos. Seu público alvo eram as crianças. Ou seja, não eram pensadas para o publico adulto colecionador (apesar claro, que ganhou muita notoriedade com o publico adulto pelos detalhes da linha).
Sendo uma boneca playline, seus valores oscilavam entre 150 a 250 reais na época — e teve uma promoção louca de queima de estoque que ate por 40 se comprava Monster High. Mas isso, claro não vem tanto ao caso, nesse texto.
O que acontece, que por serem bonecas da década passada, muitos colecionadores hoje tratam as mesmas com certa raridade (o que não são, ainda, mas quem sabe um dia poderão ser). E com a chegada da G3, a G1 popularizou novamente entre novos colecionadores. Creio que nem uma Barbie Estrela tem custado tanto quanto o que os colecionadores tentam cobrar em uma Monster High G1.
Não quero dizer que o preço está errado, ou colocar preço em mercadoria de outrem, mas em minha humilde opinião (que ninguém perguntou), mas acho que estão sim superfaturando o preço das Monster High G1, principalmente alguns personagens como Amanita, Wydowna, Isis Dawndancer etc.
Eu, como colecionadora da G1, não compraria uma boneca mesmo que perfeita nesses valores, pois com esse valor dá para investir nas Collectors SDCC da Monster High (e essas sim, valorizam, pois são tiragem limitada, vendidas no evento San Diego Comic Con - SDCC, onde só quem estava no evento teve como comprá-las).
Essas outras são Playlines, fabricadas no balde para as crianças brincarem. Logico, que por serem para crianças, muitas podem esta no estado (judiadas), mas ainda sim não são bicho de sete cabeças achar em bom estado.
Meu conselho para quem está começando agora? Pesquise bem, não vá com muita sede no primeiro anuncio que encontrar. Tenha muita paciência e pesquise valores, compare. E sempre tente comprar com alguém que faz plataforma! Não confie em fazer pix, ainda mais valores altos, para qualquer desconhecido na internet! Referências também podem ser fakeadas, prints podem ser falsos ou de gente que conhece e faz na amizade — muito cuidado com compras online e prefiram sempre plataformas como shopee, Mercado Livre, OLX Pay, Enjoei. É seu dinheiro e sonho que esta em jogo. Não dê de mão beijada, pois outra coisa que mais se ver em grupos de facebook são gente sendo lesionada por golpistas que pegaram o pix e sumiram!
Então é isso, liguem o censo crítico de vocês, analisam antes de comprar e deem preferência a compradores conhecidos e plataformas seguras.
Comentários
Postar um comentário
Quer comentar e não tem conta?!
1- escolha a opção Nome/URL
2 - No espaço Nome coloque seu nome ou seu apelido
3 - No espaço URL coloque o link do seu site, blog, vlog, tumblr... (não é obrigatório).
Sejam sempre bem vindos a deixarem comentários, criticas e sugestões. Eles são muito importante para meu caminho como escritora. Com eles poderei saber o se o caminho que estou trilhando esta certo ou se precisa de mudanças. Obrigada por visitar e comentar.