Nós que desenhamos o mundo - Universo Atakima

terça-feira, 23 de setembro de 2014

Nós que desenhamos o mundo

Não sei se já sabem, mas eu faço design na universidade. Escolhi por opção, por gostar de criar. Eu queria algo que me desse a oportunidade de projetar, trabalhar com criação, com minha imaginação e que, de alguma forma, não fosse uma rotina rigorosa como outros inúmeros trabalhos. Algo que não me prendesse apenas 8h por dia na frente de uma mesa de escritório.

Mas voltando para minha escolha. Deste que a tive, escuto as mesmas perguntas: O que é design? É útil? E dá para ganhar dinheiro? O que faz?

E essas são as coisas mais simples que escuto, porque as vezes o buraco chega a ser mais embaixo. Já teve até quem dissesse para escolher outro curso. Mas não os culpo. A maioria de nós temos as mesmas atitudes quando algo é desconhecido. E por ser algo recente, pelo menos para a realidade brasileira e principalmente a realidade maranhense,design ainda é um bicho de sete, oito, dez cabeças. Muitos ainda tem o pensamento superficial de que o profissional dessa área é um vagabundo que só desenha. Triste falar isso, mas é a verdade.

Aprendi a tolerar essas perguntas. Aprendi a ter paciência com essas pessoas. Aprendi que a solução não é discutir com a ignorância de muitos. Aprendi a ignorar tais comentários sem fundamento, sem conhecimento. Mas agora gostaria de falar o que seria a minha escolha:

Nós, designers (sim, posso apenas ser uma graduanda, mas tenho a plena certeza do que eu escolhi para meu futuro e sim, serei uma profissional daqui a 2 e meio), desenhamos o mundo.
Essas palavras não são minhas, mas sim de um professor, mas as pego emprestado por hoje para nos definir.

Tudo que se projeta no mundo, há um designer envolvido.

O designer não só cria, mas trás a solução, o conforto, a modernidade, a praticidade para as pessoas. E porque não a felicidade?

Somos os provocadores de emoções.

Design não é apenas desenhar.

Design é um casamento entre ciência e emoções com pinceladas de arte.

Design está em toda parte.

Design está no mundo.

Design é mundo.

O mundo é design!



banner
Anterior
Proxima

Assino meus textos como Miaka J. S. Freitas. 

Decolando no curso de Desing pela Universidade Federal do Maranhão - UFMA. Nas horas vagas procura por Um Sofá fofinho para cuidar dos blogs "Universo Atakima e "Um Sofá à Lareira". Além do canal "Insônia Nerd", aonde perde o sonho com as melhores obras desse universo. 
Estou tentando encontrar o meu próprio espaço para ouvirem minhas ideias e pensamentos meio que "insano" as vezes...
E por ai pela internet afora ainda pode encontrar outros lugares por onde anda meus textos!!

0 recadinhos:


Quer comentar e não tem conta?!
1- escolha a opção Nome/URL
2 - No espaço Nome coloque seu nome ou seu apelido
3 - No espaço URL coloque o link do seu site, blog, vlog, tumblr... (não é obrigatório).

Sejam sempre bem vindos a deixarem comentários, criticas e sugestões. Eles são muito importante para meu caminho como escritora. Com eles poderei saber o se o caminho que estou trilhando esta certo ou se precisa de mudanças. Obrigada por visitar e comentar.

Licença Creative Commons
Este trabalho foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil.