Pular para o conteúdo principal

Ateliê Atakima || Restauração de Bebê Cotiplás (Quase Reborneando)

Esse projeto está beeem fresquinho para vocês! Minha avó veio com uma dúvida bem grande para mim, pois sabe que eu sou colecionadora de brinquedos e meio artista nas horas vagas, e me perguntou se um boneco que ela tinha guardado poderia ter um jeito, se tinha como consertá-lo. 


Esse boneco era um bebê da marca cotiplás. Infelizmente eu não tive mais detalhes de ano de fabricação ou até modelo (então se algum leitor souber, adoraria que me informasse nos comentários). Como de costume de vários tipos de bonecos br, o corpo desse bebê era feito de TNT. E como sabemos, esse é um material bem barato, mais de qualidade péssima e nada duradouro. Com o tempo, roupas ou outras coisas que utilizam TNT acabam ficando poidas e se desfazendo (e não venha culpar o mal uso, pois até mesmo se tiver impecável dentro de uma caixa, o tempo prejudica). 

O boneco chegou em um estado lastimável. Além de sujo, puído, espuma pro "recheio" bem dura e criando "nós", ele estava bem encardido. Como sofro de rinite e sinusite, o dia de limpeza dele atacou forte meu nariz (e eu adiei muito trabalhar nesse cascão, mas minha avó começou a me cobrar).

Decidi que, como eu não conseguia costurar um novo corpo e queria algo que desse mais durabilidade para esse boneco, ia comprar um corpo articulado de Reborn. Reborn está na moda, na boca da criançacada e conseguir material como corpo, moldes, tintas etc está até fácil. Mas tive que passar uma madrugada inteira pesquisando para saber o tamanho de cada corpo (pois são vendidos por polegada - quem raios no Brasil usa polegada?! Só para confundir mais a cabeça dos iniciantes na arte reborn). Decidi o tamanho do corpo (pois na primeira vez, comprei adoidado, chegou um minusculo - então pensei "vou ter que pesquisar e ver qual é o melhor). Eu usei nesse projeto um corpinho de 20 polegadas. 
O que é um Reborn? O termo vem do inglês e em tradução significa "Renascer", é usado para distinguir uma boneca fabricada que foi  transformada por um artista para se assemelhar a uma criança humana. O processo de criação é conhecido como reborning, mas o brasileiro aportuguesou para rebornear. Assim como os artistas, conhecidos na gringa pelo termo reborners, aqui é mais conhecido por cegonhas - normalmente você encontrará as lojas e ateliês que vendem esse tipo de boneca se intitulando "maternidades", tudo para dá a sensação mais realista a brincadeira. 
Quanto ao corpo, realmente achei que o de 20 polegadas foi o mais razoável (e não ia ficar procurando mais outros tamanhos e devolvendo corpo para vendedor). Fiz o primeiro teste preenchendo ele aqui em casa e achei que ficou O.K. Não foi o melhor tamanho, mas como esse bebê cotiplás não tinha modelo (sei que não era o Niños), e ele também não parece seguir um padrão dos moldes reborn, fica meio dificil encaixar ele perfeitamente. Talvez uma cegonha saberia dizer melhor qual usar, porém para alguém que nunca tentou rebornear um boneco comum, achei que eu consegui decidir bem depois de uma madrugada de pesquisas. 

Como decidi usar o corpo de um reborn (até porque atualmente é só corpo reborn que se consegue achar para venda em Mercado Livre, por exemplo), eu pensei: porque não fazer uma surpresa para minha avó?! EU sei que estou me arriscando muito, sei que ela é meio chatinha com as coisas e principalmente em mudar algo sem autorização prévia dela, mas cara, eu tinha que tentar fazer um reborn e essa era a oportunidade ÚNICA para testar logo isso.


Eu acabei fazendo uma pintura quase imperceptível, porque realmente deu medo de exagerar e ela não gostar nada, nada disso. Apenas deixei os membros mais vermelhos, como de um bebê mesmo, principalmente nas dobrinhas, pintei os lábios de rosa, coloquei cílios e deixei rosadinho as bochechas também. Como o bebê era antigo, ele estava bem amarelo (quase aquele acinzentado) e acho que corar um pouco ele, deixou uma gracinha. 


Decidi também não implantar cabelo. Primeiro porque eu não tenho nenhuma ferramenta eficaz (mas vou atrás, pois quero continuar fazendo barbies customizadas), segundo, porque realmente fiquei com medo da minha avó detestar tantas mudanças e nunca mais confiar nenhum boneco a mim. Porém, ainda decidi colocar uma chupeta magnética, e colocar mais peso no corpo de reborn, como fazem nos bonecos das artesãs cegonhas por ai. 

Como coincidiu de eu conseguir comprar uma boneca reborn para mim, acabou que ela me serviu bastante de guia e referência na montagem desse bebê cotiplás. E ver esse anjinho renascendo pelas minhas mãos foi um gás de ir atrás de mais brinquedos que precisam de uma restauração - mesmo que ainda um pouco falha, pois estou no início. 

Finalizei o bebê, decidi comprar areia ornamental além de mais fibra para o recheio do corpo pois queria deixá-lo mais pesado e parando sentado tranquilamente. Coloquei em um saco boa parte da areia, até ficar do tamanho do bumbum - depois envoltei em fibra para ficar bem macio ao toque e coloquei no fundo do corpo. Na cabeça também pus areia (mas dessa vez sem saquinho) e preenchi de fibra. 


EXTRA: Entrega do Bebê Cotiplás para minha avó! 

Como o bebê era dela e eu fiz mais do que simplesmente colocar um novo corpo, resolvi que eu tinha que entregar pessoalmente para ver a reação dela. Eu sei que eu dei uns spoilers pro meu pai (que por sua vez já mostrou para minha avó, então eu sei que ela gostou (palavras dele) e disse que parecia que eu comprei outro bebê no lugar do antigo dela. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Hana Zuki - Episódios Online

OBS.: OS VÍDEOS PRIVADOS FORAM FEITOS PELA PRÓPRIA HASBRO, NÃO TENHO ACESSO AOS VÍDEOS ORIGINAIS PARA TIRAR DO PRIVADO. PORÉM ESTOU TENTANDO UM JEITO DE TRAZÊ-LOS NOVAMENTE, PROCURANDO PELA INTERNET. PEÇO DESCULPAS POR NÃO ESTAREM DISPONÍVEIS, MAS FOI A PROPRIA HASBRO QUE OS PRIVOU.  Em nova websérie, Hasbro convida meninas a expressarem suas emoções Vem aí uma nova websérie mais do que especial:   Hanazuki Full of Treasures , que retrata as aventuras de uma garotinha que sabe expressar muito bem o que está sentindo. Desejando despertar nas meninas a ideia de que elas podem, sim, ser quem elas quiserem, sem se importar com o que os outros vão pensar traz as emoções como tema central. Emoções? Como assim? Você pode estar feliz e, minutos depois, toda essa felicidade se transformar em raiva. Também pode estar mal-humorado e, como num passe de mágica, voltar a sorrir. E tudo bem! Pois são exatamente essas mudanças de humor que fazem você único! Assim é a  Hanazuki , a p

Star Darlings - Episódios Completos

Aqui nessa postagem você encontra todos os episódios lançados, em português, pela Disney Channel. Para maiores informações, pode curtir a fanpage Star Darlings Brasil no facebook . Ela estava desativada, mas vai começar a voltar a ativa com novidades sobre essa franquia linda da Disney.  Episódio 1 - Magia de Estrelas Episódio 2 - Domando uma Estrela Episódio 3 - Iluminada Episódio 4 - Lixo Estelar  Episódio 5 - Starlianas Brilhantes Episódio 6 - Sonhos de Piper  Episódio 7 - O Dia de MO-J-4   Episódio 8 - Aula de Desejáquios  Episódio 9 - Ativado pela Voz   Episódio 10 - Astra-nômico  Episódio 11 - Chocolate Episódio 12 - Estrelas Cadentes  Episódio 13 - Lib-erada Episódio 14 - A Ciência da Moda Episódio 15 - Cozinhando com a Tessa

Nóticias || Novo Design de Moranguinho em 2018

Essa semana fui surpreendida por várias coisas. Entre elas o n ovo desenho da Unikitty no Cartoon Network (leia mais sobre clicando aqui) e o novo reboot de Moranguinho. Essa ultima rendeu muitos memes no twitter por sua aparência que não lembra em nada suas antecessoras.  A série é desenvolvida pela DHX Media e se chama Strawberry Shortcake e sucede as demais gerações de Moanguinho. A produção começou em 2017, quando a empresa adquiriu os direitos da marca. Em Julho de 2017 foi feita a criação dos personagens com seu novo visual. E no mesmo mês o começo da produção da série animada. Um vídeo promocional foi criado e carregado no youtube (porém foi excluído). No final de 2017, mais duas empresas se juntaram ao desenvolvimento: Reel FX Animation e Splash Entertainment.  Nenhuma data de lançamento e demais informações foram encontradas além das publicas na Wikia da moranguinho (em inglês).  O estilo dessa Moranguinho segue o estilo de desenhos da faixa etária como