Pular para o conteúdo principal

Finalizando o assunto dos trotes...

*Texto escrito no dia 16/05/2013*

Acho engraçado quando eu conto essa história agora, mas no dia estava com o sangue fervendo.
Estou na Universidade, cursando meu 1º período de Biblioteconomia e tem uma coisa que praticamente todo calouro teme: o trote.
Eu fiz meu médio num IF e os cursos técnicos já tem a cultura de aplicar trotes nos novatos, mas meu ano de ingresso não tínhamos veterano por ser um curso iniciado naquele ano e nenhum curso bagunçou com a gente, mas ainda vimos gente andando com tinta para pintar os outros, mas o máximo que faziam era desenhos no rosto (eu mesma deixei pintarem meu nariz), mas os nossos anos como veteranos fizemos um trote sadio: demos uma aula de boas vindas aos novatos.
Mas voltando ao presente, na universidade o curso o qual escolhi não tem a “cultura” de aplicar trotes. Até esse ano. No dia X nos prenderam na sala e querendo por moral, falaram que queriam amarrar a gente e pintar. Alegaram que nosso curso é desprezado pelos outros universitários e queriam fazer o trote para divulgação do curso. Nossa, eu sempre escolho o curso pelo trote que aplicam. Lá no sisu, quando escolhia o curso eu pensava “vou querer fazer engenharia por que pintaram e jogaram gordura de peixe nos calouros, mas, espera aí, oceanografia eles penduraram os alunos de cabeça para baixo”. (agora o vestibular virou “nota de trote”).
Biblioteconomia é um curso que trabalha diretamente com informação e também, com isso, somos formadores de leitores, temos cadeira sobre marketing até. Mesmo sem saber sobre publicidade e propaganda, não é preciso ser idiota para perceber que o trote é uma propaganda ruim do curso (além de ter matado muitos estudantes nas brincadeiras sem graça). Se o intuito é a divulgação do curso, que faça algo solidário. Faça que os calouros doassem alimentos, livros, que vá ler para as crianças em escolas publicas, creches, abrigos ou hospitais. Que faça essa diferença na sociedade. Duvido se uma emissora local não apareça para divulgar o “trote” diferente que o curso ofereceu.
O curso trabalha com conhecimento e informação, mas parece que isso falta na cabeça dos veteranos.
Acontece que, cada microssegundo que ficava trancafiada naquela sala barulhenta (e já estava com dor de cabeça antes disso tudo acontecer), eu perdia a mínima paciência que tenho em meu ser. Até que a raiva evaporou minha paciência e eu me encaminhei até a porta, mas não antes bater com força numa carteira, gritar com os veteranos que lá se encontravam, e a abri, mesmo com duas pessoas a segurando. Sai da sala. Quando olhei para trás, mais da metade da minha classe saiu atrás de mim.
Fomos almoçar no Restaurante Universitário (famoso RU com a fila imensa) quando vimos, algum tempo depois, os veteranos e o resto da nossa classe que ficou, todos pintados de tinta e maisena da cabeça aos pés. Pagaram uma vergonha ficando de joelhos para os veteranos, tiveram que jurar umas coisas e pedirão dinheiro lá na universidade debaixo de chuva.
Eu terminei de almoçar, voltei para o prédio do curso. Eles ainda estavam sujos e com fome porque ainda não tinham almoçado.
Grande trote de divulgação do curso. Deve ter despertado milhões de futuros calouros em biblioteconomia. Só que não.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Hana Zuki - Episódios Online

OBS.: OS VÍDEOS PRIVADOS FORAM FEITOS PELA PRÓPRIA HASBRO, NÃO TENHO ACESSO AOS VÍDEOS ORIGINAIS PARA TIRAR DO PRIVADO. PORÉM ESTOU TENTANDO UM JEITO DE TRAZÊ-LOS NOVAMENTE, PROCURANDO PELA INTERNET. PEÇO DESCULPAS POR NÃO ESTAREM DISPONÍVEIS, MAS FOI A PROPRIA HASBRO QUE OS PRIVOU.  Em nova websérie, Hasbro convida meninas a expressarem suas emoções Vem aí uma nova websérie mais do que especial:   Hanazuki Full of Treasures , que retrata as aventuras de uma garotinha que sabe expressar muito bem o que está sentindo. Desejando despertar nas meninas a ideia de que elas podem, sim, ser quem elas quiserem, sem se importar com o que os outros vão pensar traz as emoções como tema central. Emoções? Como assim? Você pode estar feliz e, minutos depois, toda essa felicidade se transformar em raiva. Também pode estar mal-humorado e, como num passe de mágica, voltar a sorrir. E tudo bem! Pois são exatamente essas mudanças de humor que fazem você único! Assim é a  Hanazuki , a p

Star Darlings - Episódios Completos

Aqui nessa postagem você encontra todos os episódios lançados, em português, pela Disney Channel. Para maiores informações, pode curtir a fanpage Star Darlings Brasil no facebook . Ela estava desativada, mas vai começar a voltar a ativa com novidades sobre essa franquia linda da Disney.  Episódio 1 - Magia de Estrelas Episódio 2 - Domando uma Estrela Episódio 3 - Iluminada Episódio 4 - Lixo Estelar  Episódio 5 - Starlianas Brilhantes Episódio 6 - Sonhos de Piper  Episódio 7 - O Dia de MO-J-4   Episódio 8 - Aula de Desejáquios  Episódio 9 - Ativado pela Voz   Episódio 10 - Astra-nômico  Episódio 11 - Chocolate Episódio 12 - Estrelas Cadentes  Episódio 13 - Lib-erada Episódio 14 - A Ciência da Moda Episódio 15 - Cozinhando com a Tessa

Nóticias || Novo Design de Moranguinho em 2018

Essa semana fui surpreendida por várias coisas. Entre elas o n ovo desenho da Unikitty no Cartoon Network (leia mais sobre clicando aqui) e o novo reboot de Moranguinho. Essa ultima rendeu muitos memes no twitter por sua aparência que não lembra em nada suas antecessoras.  A série é desenvolvida pela DHX Media e se chama Strawberry Shortcake e sucede as demais gerações de Moanguinho. A produção começou em 2017, quando a empresa adquiriu os direitos da marca. Em Julho de 2017 foi feita a criação dos personagens com seu novo visual. E no mesmo mês o começo da produção da série animada. Um vídeo promocional foi criado e carregado no youtube (porém foi excluído). No final de 2017, mais duas empresas se juntaram ao desenvolvimento: Reel FX Animation e Splash Entertainment.  Nenhuma data de lançamento e demais informações foram encontradas além das publicas na Wikia da moranguinho (em inglês).  O estilo dessa Moranguinho segue o estilo de desenhos da faixa etária como