Pular para o conteúdo principal

Precisamos falar de Esgotamento Mental

Eu tinha feito um texto bem legal sobre isso e o celular descarregou e o aplicativo não salvou o texto. Perdi tudo, fiquei com raiva e quase não me coloquei pra escrever de novo. Mas, vamos lá. Precisamos falar desse assunto, ainda mais na realidade que estamos vivendo diariamente.


Estamos vivendo uma ditadura Da "Ocupação Constante". Que nosso ócio tem que ser produtivo, nosso hobby precisa ter um retorno (não necessariamente um retorno financeiro, mas precisa ter algum tipo de retorno). Toda a mídia, os influenciadores digitais etc falam que temos que usar o nosso tempo para ser sempre produtivo. E isso é bem ruim. 

Estamos acelerados mentalmente, e nossa mente não aguenta tanta informação. Não tem como ser produtivo toda hora e precisamos de um tempo procrastinando, fazendo o nada, é saudável. 

Esse mês de março, se alguém percebeu nas redes sociais, eu tive que desacelerar. Entrei numa fadiga mental que afetou toda minha saúde, e revi algumas coisas que estava fazendo, principalmente, de errado. 

Algumas coisas que chamava de hobby no passado, como alguns projetos, estavam sugando a mim uma energia que eu não precisava gastar, por motivos de que eu achava que tudo que eu fazia tinha que ter um retorno, principalmente um retorno palpável. E bem, isso é um erro. 

Repetem para nós constantemente que temos que ganhar com o nosso hobby, que temos que colher fruto em tudo que fazemos, que dá pra trabalhar com o que gosta e é aí que erramos, ao meu ver. Pois a partir do momento que você transforma seu hobby em trabalho, você ganha responsabilidades que antes não tinha. E essas responsabilidades poda toda a vontade as vezes, afinal, mesmo nos dias que não está afim de fazer aquilo, você tem que fazer e ponto final.

Você não é obrigado a ganhar algo com o hobby, hobby é justamente o contrário, algo pra fazer por prazer, em um tempo livre para satisfação pessoal e relaxamento. Se você o torna público, é uma escolha – mas que isso não torne um fardo de cobrança para você.  

Por muito tempo fiquei com a ideia errada que tudo que eu faço deveria ter um retorno significativo para mim e transformei antigos projetos em algo que precisava crescer e dá este retorno, como os blogs. E bem, isso não deu certo e só me fez afastar de tudo que eu pensei pra tentar agradar outros e não a mim mesma. 

Essa última crise, eu decidi desacelerar realmente e cuidar mais de mim, não apenas da saúde fisica, mas da mente. Quero fazer coisas que realmente me deixam realizada, que me relaxam e que não tenha cobranças. Adoro escrever, ler, pintar/desenhar e criar coisas – mas deixava isso de lado para tentar agradar os números exigentes e invisíveis de rede sociais, por exemplo. E isso, me afastou do que realmente queria fazer por mim mesma. 

Ainda vou separar um tempo para dividir essas pequenas conquistas com vocês. Mas não vou me impor de ficar colocando todo dia fotos, todo dia um texto diferente, uma resenha, um vídeo... Claro que vou manter a agenda do canal Insônia Nerd e do Um Sofá, é algo que eu consigo fazer sem pesar minha rotina. Mas de resto, quero ficar off dessa cobrança pessoal que eu tinha em que tudo tinha que ter um retorno palpável e que eu preciso ser sempre produtiva 24h por dia, porque isso não é possível nem saudável. 

Cuidado com quem vocês seguem que gritam aos ventos que você tem que ser 100% produtivo, que precisa transformar hobby em dinheiro e por aí vai. Desconfie de quem fala de ócio produtivo 24h do dia, cuidem mais da saúde mental de vocês. 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Hana Zuki - Episódios Online

OBS.: OS VÍDEOS PRIVADOS FORAM FEITOS PELA PRÓPRIA HASBRO, NÃO TENHO ACESSO AOS VÍDEOS ORIGINAIS PARA TIRAR DO PRIVADO. PORÉM ESTOU TENTANDO UM JEITO DE TRAZÊ-LOS NOVAMENTE, PROCURANDO PELA INTERNET. PEÇO DESCULPAS POR NÃO ESTAREM DISPONÍVEIS, MAS FOI A PROPRIA HASBRO QUE OS PRIVOU.  Em nova websérie, Hasbro convida meninas a expressarem suas emoções Vem aí uma nova websérie mais do que especial:   Hanazuki Full of Treasures , que retrata as aventuras de uma garotinha que sabe expressar muito bem o que está sentindo. Desejando despertar nas meninas a ideia de que elas podem, sim, ser quem elas quiserem, sem se importar com o que os outros vão pensar traz as emoções como tema central. Emoções? Como assim? Você pode estar feliz e, minutos depois, toda essa felicidade se transformar em raiva. Também pode estar mal-humorado e, como num passe de mágica, voltar a sorrir. E tudo bem! Pois são exatamente essas mudanças de humor que fazem você único! Assim é a  Hanazuki , a p

Star Darlings - Episódios Completos

Aqui nessa postagem você encontra todos os episódios lançados, em português, pela Disney Channel. Para maiores informações, pode curtir a fanpage Star Darlings Brasil no facebook . Ela estava desativada, mas vai começar a voltar a ativa com novidades sobre essa franquia linda da Disney.  Episódio 1 - Magia de Estrelas Episódio 2 - Domando uma Estrela Episódio 3 - Iluminada Episódio 4 - Lixo Estelar  Episódio 5 - Starlianas Brilhantes Episódio 6 - Sonhos de Piper  Episódio 7 - O Dia de MO-J-4   Episódio 8 - Aula de Desejáquios  Episódio 9 - Ativado pela Voz   Episódio 10 - Astra-nômico  Episódio 11 - Chocolate Episódio 12 - Estrelas Cadentes  Episódio 13 - Lib-erada Episódio 14 - A Ciência da Moda Episódio 15 - Cozinhando com a Tessa

Nóticias || Novo Design de Moranguinho em 2018

Essa semana fui surpreendida por várias coisas. Entre elas o n ovo desenho da Unikitty no Cartoon Network (leia mais sobre clicando aqui) e o novo reboot de Moranguinho. Essa ultima rendeu muitos memes no twitter por sua aparência que não lembra em nada suas antecessoras.  A série é desenvolvida pela DHX Media e se chama Strawberry Shortcake e sucede as demais gerações de Moanguinho. A produção começou em 2017, quando a empresa adquiriu os direitos da marca. Em Julho de 2017 foi feita a criação dos personagens com seu novo visual. E no mesmo mês o começo da produção da série animada. Um vídeo promocional foi criado e carregado no youtube (porém foi excluído). No final de 2017, mais duas empresas se juntaram ao desenvolvimento: Reel FX Animation e Splash Entertainment.  Nenhuma data de lançamento e demais informações foram encontradas além das publicas na Wikia da moranguinho (em inglês).  O estilo dessa Moranguinho segue o estilo de desenhos da faixa etária como