A cada dia que passa eu tenho que aprender a lidar que não sou perfeita. E isso é libertador. Acabar com as neuras de que não somos 100% perfeitos alivia uma pressão tão grande que jogam nas nossas costas. E isso está totalmente ligado ao fato que não temos que nos cobrar muito.
A todo momento vemos casos de sucesso, de pessoas se destacando por algo e a gente se sente diminuído, como se não tivéssemos conquistado nada, como se a felicidade tivesse que caminhar junto com "ser bem sucedido".
Eu já fiquei com muitas neuras de ver matérias de jovens da mesma idade, que já conquistou muitas coisas, mostrando a vida perfeita cheia de conquistas. Mas, ninguém é obrigado a ser bem sucedido aos 26 anos.
Eu comecei a mudar meu pensamento, e é algo que tive que construir e estou construindo para não me deixar cair nas teias da neura de novo. Eu só tenho 26 anos, não vivi nem a metade da minha vida, eu não tenho a obrigação de ter conquistado o mundo agora.
Mas é aquilo, vivemos numa época que tudo precisa se afirmar e gira em torno de números. Tem que vestir uma máscara, e mostrar a perfeição da vida em fotos bonitas para rede social.
Por muito tempo eu também fiquei a "caça" de aumentar meus números, de criar postagens perfeitas e atrativas e sempre mostrar o melhor de mim, a vida perfeita que se tem. E hoje faço a reflexão se eu estou fazendo isso para ser aceita? Ser reconhecida? Fugir dos problemas? Ou será que realmente estou me divertindo nessa busca?
Ontem, um amigo me fez esses questionamentos e eu não consegui responder. Isso ficou martelando na minha cabeça. Eu comecei os blogs e canais para me distrair, me divertir. Fazia sem nem pensar no alcance, se alguém iria ler, curtir e interagir. Era um meio de estravassar o que estava dentro de mim e me distrair, me divertir do processo.
Até que comecei a me comparar com outras pessoas que faziam algo igual, então via o alcance, o público e acabava que mesmo inconcientemente ficava atrás de ser igual ou superar aquilo. Queria que de alguma maneira aquele hobby trouxesse resultados maiores e números e algo que era um passatempo inocente, começou a fazer uma pressão de prazos, de está sempre criando uma coisa nova pra chamar atenção, tendo que virar a rotina, tendo que agradar aos outros e não a mim.
E essa bola de neve de tentar agradar os outros, aumentar números e querer um retorno me fez sentir esgotada mentalmente. Fiquei ano sem conseguir fazer aquilo que antes me fazia super feliz e ocupava meu tempo no hobby delicioso. Porque fiquei com a neura de que tudo que eu fazia tinha que render resultados palpáveis (um retorno financeiro, um retorno de reconhecimento etc).
E bom, hoje eu vejo que tem coisas que você tem que fazer por hobby e acho super errado o pensamento de que tem que transformar seu hobby em trabalho. Isso desgasta ainda mais a pessoa, faz a pessoa nunca ter um descanso, tira o prazer da atividade, coloca uma pressão desnecessária e leva a uma frustração enorme se isso não tem o retorno que se criou com a expectativa.
A máxima de "transforme seu hobby em trabalho" não deveria existir. É uma bola de neve de frustração e pressão que acaba fazendo mal para o indivíduo.
Eu sei que fugi muito do assunto nos últimos parágrafos, mas é um desabafo que eu precisava fazer. É uma desconstrução de muita coisa errada que acontece nessa sociedade em que tudo tem que ter um retorno, principalmente financeiro. Que o indivíduo não pode parar e tem que ser sempre produtivo e todo esse esquema de pensamento é alimentado por pessoas em rede social mostrando que são bem sucedidas e perfeitas no que fazem. Mas ninguém tem a coragem de mostrar a realidade por trás dessa máscara de perfeição.
É a geração mais frustrada e infeliz, que se esconde atrás da máscara da perfeição. É a geração que está com mais problemas emocionais. E fica aquele contraste entre debater as emoções, os problemas mentais e a cobrança de ser perfeito o tempo todo.
Um conselho que eu dou é desligarem um pouco a chave de que tudo tem que ter retorno rentável. Faça as coisas sem julgamento e por prazer, relaxem a necessidade de que tudo que tem que fazer tem que ser produtivo. Aceitem que vocês tem imperfeições e que isso é absolutamente normal.
Comentários
Postar um comentário
Quer comentar e não tem conta?!
1- escolha a opção Nome/URL
2 - No espaço Nome coloque seu nome ou seu apelido
3 - No espaço URL coloque o link do seu site, blog, vlog, tumblr... (não é obrigatório).
Sejam sempre bem vindos a deixarem comentários, criticas e sugestões. Eles são muito importante para meu caminho como escritora. Com eles poderei saber o se o caminho que estou trilhando esta certo ou se precisa de mudanças. Obrigada por visitar e comentar.