Pular para o conteúdo principal

São João do Maranhão - Bumba Meu Boi

Como vai meus queridos leitores? Hoje eu quero contar um pouquinho do que é o São João (Festa Junina) aqui no meu estado e falar da brincadeira que eu mais gosto de ver, curtir e dançar: BUMBA MEU BOI. Alguns anos atrás soube que não existe tal brincadeira para os outros estados, principalmente para o pessoal do Sul/Sudeste, que é onde concentra mais da metade dos meus leitores atuais. Então, aqui tem um copilado de experiência pessoal, fontes escassas de pesquisa (vou deixar os links no final do texto), vídeos e registros também feito por mim (estão linkados diretamente no meu canal, mesmo não podendo ser vistos diretamente por lá). Esse texto não tem intuito de ser acadêmico, até porque não sou da área, mas tem como objetivo informar de forma rápida e (talvez?!) divertida acerca dessa brincadeira que é patrimônio imaterial do maranhão e atrai turistas de várias partes do Brasil e do mundo para esse mês (junho e julho) ao meu estado. 

A História do Boi

A lenda Bumba-Meu-Boi quase nunca é contado nas apresentações dos bois, porém, alguns específicos, gostam de contar a história - assim mantendo a tradição e a história viva, dando significado maior a brincadeira que acontece em todo São João. A brincadeira, que é chamado de "Alto do Bumba-meu-boi", é a celebração do final da lenda, porém quase ninguém sabe como chegou nisso, só conhecendo as musicas e a dança depois de toda a história.

Tudo surgiu de uma lenda que envolve 1 grávida, 1 boi favorito da fazenda, egoismo e um ritual indígena. Eu sei, eu sei que esse resumo é totalmente louco, mas confessa que ficou engraçado (risos). A lenda é tão famosa aqui no Maranhão, que já foi eternizada em várias canções tipicamente junina (e com o sotaque tipico de bois), a mais famosa (ao meu ver), é a canção interpretada por Papete, vou deixar abaixo. Peço que escutem, que resume muito a lenda e o que chamamos de alto do bumba-meu-boi. 





Aqui temos um exemplo dessa lenda contada no meio da apresentação do Boi de Sonhos, sotaque de Orquestra (Já vou explicar cada sotaque mais lá embaixo).

Os Sotaques

São 5 sotaques que são presentes no Bumba Meu Boi do Maranhão. São eles:

  • Zabumba
  • Matraca
  • Orquestra
  • Costa de Mão
  • Baixada

Zabumba

O sotaque de zabumba caracteriza-se pela presença das próprias zabumbas, além de outros instrumentos de percussão: tambor de fogo, tamborinho ou pandeirinho, tambor-onça, maracás e apitos.

O sotaque de zabumba também é conhecido por manterem o saberes técnicos originais, como a comédia, os personagens, o toque, os cantos e as danças. Além disso, as vestimentas com chapéus, franjas e fitas coloridas. Até o início do século 20, os grupos eram quase todos formados por pessoas originárias da região de Guimarães.

os personagens presentes são: amos, índias, rajados, vaqueiros, pais Francisco, Catirinas e o próprio boi. São o grupo que mais representam o auto do boi e outras histórias de temas variados. 

Matraca

Particularmente é o sotaque que eu mais amo de paixão (e o Boi que eu mais amo e sonho em um dia sair acompanhando eles festa por festa até o amanhecer - Boi da Maioba). Esse sotaque é nascido aqui em São Luis, e é caracterizado pelas Matracas: um instrumento que consistem em 2 pedaços de pau). 

Além do "mar de matracas" que embalam esse sotaque, também temos o pandeirão rustico (com couro de animal, que são aquecidos em uma fogueira próxima para "afinar" o instrumento). O ritmo é bem acelerado, e as matracas são bem destacadas na canção. 

As roupas são mais marcantes, são penas longas, mais escuras, pesadas. Também temos a presença EXCLUSIVA de cabloco de penas. Além deles, temos índias e cabloco de fitas. Particularmente, muitos podem achar eles mais "apagados", mas o sotaque é contagiante, a dança também, apesar de não ter o "alto" bem coreografado e bonito como o de Orquestra. 

Segue um vídeo de uma apresentação do Boi da Maioba, que é um dos principais representantes do sotaque no estado.
  • Boi da Maioba

Orquestra

O boi "mais bonito" dos sotaques. Claro que não é um fato, mas é como defino de forma simplificada a característica desse sotaque. O Sotaque de Orquestra é mais colorido, com plumas e penas mais curtas, mais cheias de brilho e cor. É um bumba-meu-boi mais brilhoso e enfeitado. Hoje em dia são mais predominante esse tipo de sotaque nas festas, tanto que os dois  que eu tenho gravado no canal, são desse sotaque: BOI BRILHO DA ILHA e BOI DE MORROS (mais embaixo os vídeos).

O ritmo é mais festivo e é marcado por instrumentos de corda e sopro, como por exemplo saxofones, banjos e clarinetes.
Vale um adendo, que as índias desse sotaque são as que mais balançam os ombros e o peitoril, dando evidencia aos paetês e miçangas bordadas, além de pularem mais e terem passos mais curtos. Falo isso, pois as índias de outros sotaques tem em sua coreografia, mais  passos rasteiros e menos "pomposos". 

  • Boi Brilho da Ilha


  • Boi de Morros

Costa de Mão 

pandeiro com couro de animal
Esse sotaque é bem tipico de uma região daqui (Cururupu) e não se vai encontrar em outro lugar. O nome do sotaque é do jeito que é tocado o pandeiro: com a costa da mão. Além disso, também tem a presença de maracá (que é o que marca o ritmo e dá inicio aos demais instrumentos. 

As roupas também são brilhosas, com bordados em calças, com canudilhos e são feitos todas a mão. 

Segue abaixo um vídeo do Governo do Maranhão sobre o sotaque Costa de Mão, feito em cima do Boi de Cururupu. Eles mostram como toca o pandeiro, além da musica que é bem marcada pelos vários tipos de pandeiro.


Baixada

O bois da baixada tem um ritmo mais suave, mas bem parecido com o de Matraca, pois também faz uso de matracas e pandeiros. Porém, tudo é tocado ritmado, sem ter o destaque do "mar de matracas" que o outro sotaque tem. Aqui temos também a presença dos "Cazumbás", que são espiritos da floresta que pregam peças e tenta desnortear quando o boi foge pra floresta machucado e todos vão a procura do mesmo. Aqui outra característica são os chapeis grandes também. Segue abaixo o vídeo do Bumba Meu Boi da União, característico desse sotaque.




Fontes: 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Hana Zuki - Episódios Online

OBS.: OS VÍDEOS PRIVADOS FORAM FEITOS PELA PRÓPRIA HASBRO, NÃO TENHO ACESSO AOS VÍDEOS ORIGINAIS PARA TIRAR DO PRIVADO. PORÉM ESTOU TENTANDO UM JEITO DE TRAZÊ-LOS NOVAMENTE, PROCURANDO PELA INTERNET. PEÇO DESCULPAS POR NÃO ESTAREM DISPONÍVEIS, MAS FOI A PROPRIA HASBRO QUE OS PRIVOU.  Em nova websérie, Hasbro convida meninas a expressarem suas emoções Vem aí uma nova websérie mais do que especial:   Hanazuki Full of Treasures , que retrata as aventuras de uma garotinha que sabe expressar muito bem o que está sentindo. Desejando despertar nas meninas a ideia de que elas podem, sim, ser quem elas quiserem, sem se importar com o que os outros vão pensar traz as emoções como tema central. Emoções? Como assim? Você pode estar feliz e, minutos depois, toda essa felicidade se transformar em raiva. Também pode estar mal-humorado e, como num passe de mágica, voltar a sorrir. E tudo bem! Pois são exatamente essas mudanças de humor que fazem você único! Assim é a  Hanazuki , a p

Star Darlings - Episódios Completos

Aqui nessa postagem você encontra todos os episódios lançados, em português, pela Disney Channel. Para maiores informações, pode curtir a fanpage Star Darlings Brasil no facebook . Ela estava desativada, mas vai começar a voltar a ativa com novidades sobre essa franquia linda da Disney.  Episódio 1 - Magia de Estrelas Episódio 2 - Domando uma Estrela Episódio 3 - Iluminada Episódio 4 - Lixo Estelar  Episódio 5 - Starlianas Brilhantes Episódio 6 - Sonhos de Piper  Episódio 7 - O Dia de MO-J-4   Episódio 8 - Aula de Desejáquios  Episódio 9 - Ativado pela Voz   Episódio 10 - Astra-nômico  Episódio 11 - Chocolate Episódio 12 - Estrelas Cadentes  Episódio 13 - Lib-erada Episódio 14 - A Ciência da Moda Episódio 15 - Cozinhando com a Tessa

Nóticias || Novo Design de Moranguinho em 2018

Essa semana fui surpreendida por várias coisas. Entre elas o n ovo desenho da Unikitty no Cartoon Network (leia mais sobre clicando aqui) e o novo reboot de Moranguinho. Essa ultima rendeu muitos memes no twitter por sua aparência que não lembra em nada suas antecessoras.  A série é desenvolvida pela DHX Media e se chama Strawberry Shortcake e sucede as demais gerações de Moanguinho. A produção começou em 2017, quando a empresa adquiriu os direitos da marca. Em Julho de 2017 foi feita a criação dos personagens com seu novo visual. E no mesmo mês o começo da produção da série animada. Um vídeo promocional foi criado e carregado no youtube (porém foi excluído). No final de 2017, mais duas empresas se juntaram ao desenvolvimento: Reel FX Animation e Splash Entertainment.  Nenhuma data de lançamento e demais informações foram encontradas além das publicas na Wikia da moranguinho (em inglês).  O estilo dessa Moranguinho segue o estilo de desenhos da faixa etária como