Pular para o conteúdo principal

As novas pinturas rupestres

**Texto do dia 07 de Julho de 2017**

Já paraste para pensar que nossas "pichações" poderão ser as pinturas rupestres de algum povo em um futuro distante?

E com esse questionamento que tive essa semana, começo nosso texto hoje.


Esse ultimo fim de semana (29 e 30 de junho foi feriado aqui na minha cidade, São Luis/MA) e aproveitamos para uma viagem. Foi de supetão, uma decisão do início do mês, algo do tipo: "vamos viajar?" "Ah, vamos, ne?".

Decidimos ir para o Parque Nacional de Ubajara. Meus pais e eu somos loucos por esses parques naturais, ver Cachoeira, fazer trilha, conhecer buracos da terra que chamam de grutas e cavernas (mas na boa, isso é só buraco na terra, mas o ser humano em si é louco por buracos kkkk).

10h FUNKING horas dentro do carro. Atravessamos o estado, Piauí para chegar no Ceará. Na Serra. Friozinho que para nós parecia que estava nevando. Tadinho dos calorentos do Maranhão. Mas tudo bem, estávamos empolgados.

No dia 30 decidimos ir fazer a trilha para a Gruta. 4km de pura andança. Numa funking Estrada de pedras que a vezes nem pedras tinha mais, só declive de terra escorregadia =(

Após toda a aventura da trilha (tudo belo, tudo empolgante, nossa, estou fazendo uma trilha linda, olha que flores lindas, olha essa vista, olha essas cachoeiras - nem queria imaginar o sofrimento que foi a volta), chegamos na Gruta. Na entrada da mesma, inscrições até de datas da República. Gente que ia fazer a peregrinação - pois antes do parque ser fundado, ali era bastante comum fazerem na semana santa uma peregrinação para depois celebrar a missa dentro da gruta, chamada de Igreja de pedra - e fazia promessas em escrever seus nomes ou nome de alguma loja na gruta. Hoje em dia isso é uma prática proibida, mas as assinaturas antigas estão lá para serem vistas.

Isso me fez pensar... E se as pinturas rupestres, que tanto estudamos e até admiramos, na verdade eram algo tão banal de seres humanos primitivos que escreviam por escrever? Há estudiosos que diz que tais desenhos tinham conotação religiosa para esses primitivos. E a maioria das inscrições da gruta também foi feita em base se simbologia de fé. E se, daqui uns séculos, essas mesmas inscrições serem pinturas rupestres para alguma sociedade ainda mais evoluída que nós? Já sabemos que a história da humanidade é cíclica, mesmo que evoluímos, cada sociedade teve inicio, meio e fim bem parecidos. Podem o ver isso pela história, pela mitologia e religião, pelos pilares que sobraram de varias culturas.

Concluindo a história, na volta pensei que eu não iria mais conseguir. Já cogitava viver no meio do parque, como nativa, uma nova Tarzan, vivendo com os macacos pregos e comendo coco babaçu.
Estou dolorida até agora. Mal consigo pisar no chão. Há partes do meu corpo que eu nem sabia que existia mas que estão doendo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Hana Zuki - Episódios Online

OBS.: OS VÍDEOS PRIVADOS FORAM FEITOS PELA PRÓPRIA HASBRO, NÃO TENHO ACESSO AOS VÍDEOS ORIGINAIS PARA TIRAR DO PRIVADO. PORÉM ESTOU TENTANDO UM JEITO DE TRAZÊ-LOS NOVAMENTE, PROCURANDO PELA INTERNET. PEÇO DESCULPAS POR NÃO ESTAREM DISPONÍVEIS, MAS FOI A PROPRIA HASBRO QUE OS PRIVOU.  Em nova websérie, Hasbro convida meninas a expressarem suas emoções Vem aí uma nova websérie mais do que especial:   Hanazuki Full of Treasures , que retrata as aventuras de uma garotinha que sabe expressar muito bem o que está sentindo. Desejando despertar nas meninas a ideia de que elas podem, sim, ser quem elas quiserem, sem se importar com o que os outros vão pensar traz as emoções como tema central. Emoções? Como assim? Você pode estar feliz e, minutos depois, toda essa felicidade se transformar em raiva. Também pode estar mal-humorado e, como num passe de mágica, voltar a sorrir. E tudo bem! Pois são exatamente essas mudanças de humor que fazem você único! Assim é a  Hanazuki , a p

Star Darlings - Episódios Completos

Aqui nessa postagem você encontra todos os episódios lançados, em português, pela Disney Channel. Para maiores informações, pode curtir a fanpage Star Darlings Brasil no facebook . Ela estava desativada, mas vai começar a voltar a ativa com novidades sobre essa franquia linda da Disney.  Episódio 1 - Magia de Estrelas Episódio 2 - Domando uma Estrela Episódio 3 - Iluminada Episódio 4 - Lixo Estelar  Episódio 5 - Starlianas Brilhantes Episódio 6 - Sonhos de Piper  Episódio 7 - O Dia de MO-J-4   Episódio 8 - Aula de Desejáquios  Episódio 9 - Ativado pela Voz   Episódio 10 - Astra-nômico  Episódio 11 - Chocolate Episódio 12 - Estrelas Cadentes  Episódio 13 - Lib-erada Episódio 14 - A Ciência da Moda Episódio 15 - Cozinhando com a Tessa

Nóticias || Novo Design de Moranguinho em 2018

Essa semana fui surpreendida por várias coisas. Entre elas o n ovo desenho da Unikitty no Cartoon Network (leia mais sobre clicando aqui) e o novo reboot de Moranguinho. Essa ultima rendeu muitos memes no twitter por sua aparência que não lembra em nada suas antecessoras.  A série é desenvolvida pela DHX Media e se chama Strawberry Shortcake e sucede as demais gerações de Moanguinho. A produção começou em 2017, quando a empresa adquiriu os direitos da marca. Em Julho de 2017 foi feita a criação dos personagens com seu novo visual. E no mesmo mês o começo da produção da série animada. Um vídeo promocional foi criado e carregado no youtube (porém foi excluído). No final de 2017, mais duas empresas se juntaram ao desenvolvimento: Reel FX Animation e Splash Entertainment.  Nenhuma data de lançamento e demais informações foram encontradas além das publicas na Wikia da moranguinho (em inglês).  O estilo dessa Moranguinho segue o estilo de desenhos da faixa etária como