Entrevista Gin, da Moshi Moshi Floripa - Universo Atakima

sexta-feira, 4 de agosto de 2017

Entrevista Gin, da Moshi Moshi Floripa


A entrevista de hoje é com a Gin, artesã e proprietária da Moshi-Moshi Floripa. A Moshi-Moshi Floripa foi criada por uma fã de animes que sempre adorou ir em eventos como os de Florianópolis e São Paulo (Anime Dreams e Anime Friends). Depois de tanto participar apenas como cliente das lojinhas e sempre ter uma vontade de ter sua própria loja online e estande, a Gin finalmente criou, inicialmente foi chamada de Made in Wonderland mas visto que não ia vender apenas objetos que faria e o nome certamente não iria “pegar”, mudou para Moshi-Moshi Floripa, que ao “pé da letra” significa "Alô Floripa". Aproveitando que a lojinha reside em Florianópolis e tinha que ser algo criativo, acabou ficando Moshi-Moshi Floripa.

Criada no dia 02 de agosto de 2010 começou a vender peças em biscuit e alguns acessórios. Depois de um ano aumentou o número de produtos a venda, incluindo camisetas pintadas a mão.

Mais tarde começou a vender peças em madeira pintadas a mão também, entre outros produtos.
As peças de biscuit, pintura em tecido e madeira são todas feitas pela Gin, por isso as vezes pode demorar na confecção do produto.

Apenas em 2016 começou a trabalhar com produtos importados e as peças feitas a mão ficaram um pouco de lado, apenas pintura em tecido ainda continua em alta.

Universo Atakima: Quando despertou a vontade de criar suas próprias peças?
Gin: Quando iniciei minha lojinha em 2010 e queria ser diferente dos produtos que eram vendidos nos eventos, então tive a idéia de começar com peças de biscuit como chaveiros e acessórios em geral, depois veio pintura em tecido e por último, pintura em madeira.

Universo Atakima: Fez curso de capacitação ou foi autoditada?
Gin: Sempre fiz curso, nunca comecei do nada. Inicialmente fiz curso de biscuit durante um mês, o que foi quatro aulas somente, uma por semana, aprendi o básico e o resto foi somente criatividade. Aula de pintura em tecido fiquei mais tempo, dois anos tendo uma aula por semana, foi ótimo, aprendi muitas técnicas e hoje sei pintar um pouco de tudo sem medo. Aula de pintura em madeira se não me engano fiquei de três a seis meses fazendo aula uma vez por semana também. Aprendi algumas técnicas e o resto foi comigo. Não acredito que sem aula eu tivesse evoluído sozinha assistindo vídeos pela internet. Nada melhor que quer um(a) professor(a) para te ensinar e tirar suas dúvidas.

Universo Atakima:  Quais materiais você usa? Quais você tem mais facilidade e que mais gosta de trabalhar?
Gin: Dos três cursos que fiz, cada um tem seus materiais específicos: Biscuit: massa, estecas para modelar a massa, cola, etc. Tecido: pincéis específicos para pintura em tecido, tinta de tecido, stencil, etc. Madeira: pincéis específicos para pintura em madeira, tinta de madeira, stencil, lixa, etc.

Universo Atakima: Como foi o incentivo de amigos e familiares?
Gin: Não tive muito incentivo no início porque achavam que era um hobbie ou um pouco de conhecimento em algo que me interessava que é artesanato. Na pintura em tecido que começou a ficar mais sério, ainda mais com a criação da minha lojinha virtual, o que comecei a vender meus trabalhos.
Universo Atakima: Como é a reação do público quando divulga mais um trabalho feito?
Gin: Tem gente que nem liga ou desconhece que foi pintado ou feito a mão, por mais que eu diga que foi. Os que já conhecem meu trabalho gostam bastante e sempre acham que não foi feito a mão de tão perfeito que fica no resultado final. De modo geral quem conhece e sabe o trabalho que é fazer tudo isso, reconhece o quanto é bem feito e sempre elogiam, me incentivando a continuar.

Universo Atakima: Como decidiu o tema para suas peças? O que o levou a fazer coisas da Disney e animações?
Gin: A escolha foi muito simples e natural afinal a lojinha virtual que criei já era de cultura japonesa (animes e mangás) e como amo Disney também, acabou fazendo parte das minhas criações. Me divirto demais fazendo trabalhos com meus personagens favoritos!

Universo Atakima: Sei que não se pergunta sobre o filho favorito; mas qual a peça você gosta mais?
Gin: Nem preciso pensar, com certeza as camisetas são minhas peças favoritas e depois tudo que faço de pintura em tecido.

Universo Atakima: Você trabalha com outra coisa? Você busca nas suas criações uma fonte de renda ou é apenas um hobbie?
Gin: Sou formada em Design de Moda porém como é uma área bem difícil onde moro, foi daí que me deu a ideia de criar a lojinha virtual, para ser minha fonte de renda, trabalhando com o que eu gosto: criações! Realmente é um hobbie que virou renda apesar de eu lucrar bem pouco por não ter muitos pedidos.

Universo Atakima: Tem outro hobby que queira citar?
Gin: Adoro ler, ver filme e principalmente colecionar coisas como miniaturas e bonecas!

Universo Atakima: Aceita encomendas? Se sim, quais as mais pedidas? E também aproveite e deixe seus contatos =)
Gin: Aceito encomendas sim! Atualmente dei uma parada em madeira e biscuit mas tecido aceito durante o ano todo e de importados também! Realmente o que mais pedem são camisetas mas aceito pedidos de lencinhos, fronhas, moletons, bolsas, bonés e tudo que for 100% algodão! XD
Encomendas pelo chat do Facebook: https://www.facebook.com/moshimoshifloripa
E-mail: moshimoshifloripa@gmail.com
E pelo contato do site: http://moshimoshifloripa.loja2.com.br/page/contact

Universo Atakima: Quer deixar mais algum recadinho, dica para os seguidores e leitores do Universo Atakima?
Gin: Gostam de artesanato? Querem fazer um curso? Não desistam por mais que pessoas te digam o contrário e que não vale a pena. Faça o que te faz feliz! Eu quero levar minha lojinha virtual a um patamar mais alto, meu sustento e não vou desistir disso tão cedo porque sei que pode demorar, mas vai dar certo se Deus quiser! ^^


Contatos:
banner
Anterior
Proxima

Assino meus textos como Miaka J. S. Freitas. 

Decolando no curso de Desing pela Universidade Federal do Maranhão - UFMA. Nas horas vagas procura por Um Sofá fofinho para cuidar dos blogs "Universo Atakima e "Um Sofá à Lareira". Além do canal "Insônia Nerd", aonde perde o sonho com as melhores obras desse universo. 
Estou tentando encontrar o meu próprio espaço para ouvirem minhas ideias e pensamentos meio que "insano" as vezes...
E por ai pela internet afora ainda pode encontrar outros lugares por onde anda meus textos!!

0 recadinhos:


Quer comentar e não tem conta?!
1- escolha a opção Nome/URL
2 - No espaço Nome coloque seu nome ou seu apelido
3 - No espaço URL coloque o link do seu site, blog, vlog, tumblr... (não é obrigatório).

Sejam sempre bem vindos a deixarem comentários, criticas e sugestões. Eles são muito importante para meu caminho como escritora. Com eles poderei saber o se o caminho que estou trilhando esta certo ou se precisa de mudanças. Obrigada por visitar e comentar.

Licença Creative Commons
Este trabalho foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil.