História da Arte - Parte 1 - Universo Atakima

quinta-feira, 8 de junho de 2017

História da Arte - Parte 1

Queridos Viajantes!!! 

Hoje estou abrindo uma nova sessão aqui no blog, que serão em 3 partes sobre HISTÓRIA DA ARTE. 


Acontece que, como todos sabem, sou estudante de Design e dessa vez, minhas provas serão de um método diferente: produzindo conteúdo para um blog/site. E resolvi, porque não, criar as postagens aqui no Universo Atakima, onde já falei de ilustrações, Diys e outras coisas de arte e design (então tudo a ver). 

A primeira parte vou falar sobre as origens da arte, dando enfase a ARTE NA PRÉ-HISTÓRIA, ARTE EGÍPCIA E ARTE GREGA. Aqui nessa postagem será uma introdução, mas teremos 3 postagens com um resumo mais amplo de cada assunto, onde você pode acessar clicando aqui: 


Arte na Pré- História 

Antes de ser criado a escrita, povos antigos já produziam obras de arte. Nas cavernas, homens pintavam figuras que representavam pessoas e animais, cenas de caças eram ritos religiosos, ou seja, apresentavam uma utilidade pragmática. Também teve esculturas de madeira, ossos e pedras. As manifestações antigas foram encontradas na Europa, em especial na Espanha, sul da França e sul da Itália, com data próxima de 25000 a.C., período paleolítico.

Além dos povos pré-históricos, também é considerado arte primitiva as produzidas pelos índios e povos que viviam na América Pré-Colombiana (como os Maias, Astecas e Incas). com esses povos veio esculturas, pinturas e templos feitos de pedras e outros materiais preciosos. 

Também temos na atualidade: negros africanos, que produzem máscaras, esculturas e pinturas. outros nativos da Oceania e Índios americanos. São artes que são projetados de forma primitiva e com estilo próprio. 

Arte Egípcia 

A arte Egípcia está muito ligada a ritos funerários do povo. A civilização do Egito teve a duração por volta de 3 mil anos e floresceu às margens do Rio Nilo, o que dá origem a citação do filosofo grego Heroclito que fala "O Egito é uma dádiva do Nilo". A necessidade de sobrevivência, de viver e tirar seus frutos do Nilo, uma força da natureza que era imprevisível, surgiu mitos, deuses, tecnologia e vários outros frutos que conhecemos até hoje (e muitos outros que desconhecemos ainda). 

Na época de Napoleão Bonaparte, começou a "egitomania", que ajudou a expandir o conhecimento sobre os egípcios, com famílias querendo comprar peças artísticas do Egito, imitar a arquitetura e até mesmo comprarem múmias para festas de abertura. Inclusive, a família Real, particularmente o Dom Pedro I comprou múmias e outros itens egípcios, que até hoje residem no Brasil. 


Arte Grega 

A arte na Grécia falava e retratava muito sobre o cotidiano e também sobre a mitologia da época. A Grécia foi dividida entre vários períodos e cada período tem identidade diferentes para suas mais diversas manifestações de arte. Os períodos são: 
Homérico - 776 a.C. 
Arcaico - Século VIII a VI a.C.
Clássico - Século V a IV a.C. 
Helenístico - Século III a II a.C. 

 ~~ *** ~~ 

Espero a companhia de vocês para as futuras postagens (também podem mandar sugestões de outros assuntos para abordamos, assim após as 3 provas que eu tiver que fazer, posso abordar mais assuntos relacionados a Arte e aprendermos mais juntos.
banner
Anterior
Proxima

Assino meus textos como Miaka J. S. Freitas. 

Decolando no curso de Desing pela Universidade Federal do Maranhão - UFMA. Nas horas vagas procura por Um Sofá fofinho para cuidar dos blogs "Universo Atakima e "Um Sofá à Lareira". Além do canal "Insônia Nerd", aonde perde o sonho com as melhores obras desse universo. 
Estou tentando encontrar o meu próprio espaço para ouvirem minhas ideias e pensamentos meio que "insano" as vezes...
E por ai pela internet afora ainda pode encontrar outros lugares por onde anda meus textos!!

0 recadinhos:


Quer comentar e não tem conta?!
1- escolha a opção Nome/URL
2 - No espaço Nome coloque seu nome ou seu apelido
3 - No espaço URL coloque o link do seu site, blog, vlog, tumblr... (não é obrigatório).

Sejam sempre bem vindos a deixarem comentários, criticas e sugestões. Eles são muito importante para meu caminho como escritora. Com eles poderei saber o se o caminho que estou trilhando esta certo ou se precisa de mudanças. Obrigada por visitar e comentar.

Licença Creative Commons
Este trabalho foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil.