Pular para o conteúdo principal

Arte Grega

A explicação da série de História da Arte pode ser vista aqui neste link. 

A arte na Grécia falava e retratava muito sobre o cotidiano e também sobre a mitologia da época, o que dá para conhecer muito da sua religião e suas histórias.
A Grécia foi dividida entre vários períodos e cada período tem identidades diferentes para suas mais diversas manifestações de arte. Os períodos são: 
Homérico - 776 a.C. 
Arcaico - Século VIII a VI a.C.
Clássico - Século V a IV a.C. 
Helenístico - Século III a II a.C. 

Idade do Bronze e a Grécia Arcaica 

A idade do Bronze foi marcada como a Grécia Antiga, onde era dividido entre o povo Minóico (ali perto da área de Creta) e Micênico. O povo minóico tinha grande conhecimento de navegação, mas cresceu nas ilhas. Aqui também surgiu um controle maior de metal, para armaduras, por exemplo. 

Capacete de soldado grego
Aparecimento das polis mais conhecidas (cidades-modelos), como Esparta e Atenas. Atenas ganhou esse nome por votação (a outra opção era o nome Ares), onde todos poderiam votar, inclusive as mulheres, que eram a maioria, então o nome feminino ganhou. Ares então ficou com raiva e decidiu descer sua fúria aos cidadãos, que decidiram que as mulheres não iriam mais ter poder de voto, assim ganhando o perdão do deus. Quando o semi-deus matou Ares, as mulheres ganharam novamente direito de voto. Também há uma outra hipótese da inferioridade das mulheres na sociedade grega, pois as mesmas eram descendentes de Pandora, a primeira mulher (feita por Zeus), que tinha um vaso que detinha todos os males do mundo, onde foi aberto. Porém, Pandora o fechou assustada e a única coisa que sobrou dentro foi a esperança (esperança, para os gregos, tinha um aspecto negativo, pois era visto como uma coisa falsa, uma ilusão, onde a pessoa alimentava essa ilusão diante de tantas desgraças e destruição, se destruindo por dentro).

Estatueta de Ares - Deus da Guerra
Existiram diversas cidades de Troia ao longo da Grécia Antiga - história da época da Idade das Trevas da Grecia

Esculturas 

No começo do Período Arcaico, a escultura grega teve influência da escultura egípcia. O material utilizado era mármore. Eram valorizado a simetria natural, assim como no Egito, e esculpia figuras de homens nus eretos, numa posição frontal. 

Estatuas que apresentam o Padrão Kouros - enfase na simetria do corpo humano de forma bem rígida  
Após uma evolução para o  período clássico, as esculturas começaram a ter poses como cabeça mais levantada, corpo descansando em uma das pernas e quadril de um lado mais alto que outro. Com a necessidade de retratar cada vez mais movimentos, o mármore foi substituído pelo bronze (que era um material mais leve e reduzia os riscos da obra se partir). Os principais escultores gegos: Fídias, Lisipo, Miron, Policleto e Praxíteles. 

Estatua de Éfebo de Crítios, do inicio do Período Clássico.

O discóbolo de Miron
Ecultura em bronze - Zeus de Artemiso

Pinturas 

As pinturas foram usadas para decorar vasos e templos. Eram representadas coisas do cotidiano, deuses, batalhas.

Os vasos, que antes eram apenas um utensilio para armazenamento de comida e água, começou a ser visto como item artístico. Os vasos geralmente eram pretos e as pinturas retratavam pessoas e cenas mitológicas.

Exéquias foi o maior pintor grego e uma das principais obras foi "Aquiles e Ajax jogando".  No ano de 530 a.C. um discípulo dele revolucionou nas pinturas em vasos: deixou o fundo negro e as figuras ficaram vermelhas, na cor do barro cozido, dando ainda mais vivacidade às ilustrações.

Ânfora da Ática -  Aquiles e Ajax jogando

Escrita 

Existiram vários sistemas de escritas desenvolvida na Grécia. Mas o mais conhecido tem registro no século VII a.C e foi adaptado do alfabeto fenício. 

Escrita Grega


As mais antigas inscrições do alfabeto grego são graffiti incisado em vasos e fragmentos de cerâmica. Foram encontrados graffiti em Lefkandi e Eretria. 
Inscrições gregas em pedaço de cerâmica

Na segunda metade do século VII a.C. foi encontrado em Atenas o Dipylon Oinochoe. Também foi encontrado inscrições denominadas Pithekoussai, num vaso chamado Copa do Nestor. São as inscrições mais antigas da Grécia.

Dipylon oinochoe
Copa do Nestor - inscrições Pithekoussai

Centauro de Lefkandi

Arquitetura 

Os templos e outros projetos arquitetônicos tinham como função principal proteger as estátuas dos deuses. 

A base das colunas podem ter duas origens (ou ordens): 
Dórica - Simples e maciça 
Jônica - Mais detalhada e com mais leveza, também apresentavam desenhos nas colunas. E a base era circular. 
Templo de Hera
As arquiteturas que ganharam mais destaque são: Acrópole de Atenas, Colosso de Rodes, Estátua de Zeus, Farol de Alexandria, Parneton de Atenas e Tempo de Ártemis. E os arquitetos mais conhecidos são: Calícrates, Fídeas e Ictinos. 
Partenon de Atenas

Influência na Arte Romana 

Os romanos dominaram a Grécia, mas ficaram tão admirados com a arte que buscaram "imitar" a Grécia. Isso pode ser observado nas esculturas, na arquitetura e também no panteão de deuses. Mas a arte grega também foi influenciada pela romana, como o uso de arcos no lugar das colunas, na construção de templos e palácios. 

Fontes Utilizadas: 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Hana Zuki - Episódios Online

OBS.: OS VÍDEOS PRIVADOS FORAM FEITOS PELA PRÓPRIA HASBRO, NÃO TENHO ACESSO AOS VÍDEOS ORIGINAIS PARA TIRAR DO PRIVADO. PORÉM ESTOU TENTANDO UM JEITO DE TRAZÊ-LOS NOVAMENTE, PROCURANDO PELA INTERNET. PEÇO DESCULPAS POR NÃO ESTAREM DISPONÍVEIS, MAS FOI A PROPRIA HASBRO QUE OS PRIVOU.  Em nova websérie, Hasbro convida meninas a expressarem suas emoções Vem aí uma nova websérie mais do que especial:   Hanazuki Full of Treasures , que retrata as aventuras de uma garotinha que sabe expressar muito bem o que está sentindo. Desejando despertar nas meninas a ideia de que elas podem, sim, ser quem elas quiserem, sem se importar com o que os outros vão pensar traz as emoções como tema central. Emoções? Como assim? Você pode estar feliz e, minutos depois, toda essa felicidade se transformar em raiva. Também pode estar mal-humorado e, como num passe de mágica, voltar a sorrir. E tudo bem! Pois são exatamente essas mudanças de humor que fazem você único! Assim é a  Hanazuki , a p

Star Darlings - Episódios Completos

Aqui nessa postagem você encontra todos os episódios lançados, em português, pela Disney Channel. Para maiores informações, pode curtir a fanpage Star Darlings Brasil no facebook . Ela estava desativada, mas vai começar a voltar a ativa com novidades sobre essa franquia linda da Disney.  Episódio 1 - Magia de Estrelas Episódio 2 - Domando uma Estrela Episódio 3 - Iluminada Episódio 4 - Lixo Estelar  Episódio 5 - Starlianas Brilhantes Episódio 6 - Sonhos de Piper  Episódio 7 - O Dia de MO-J-4   Episódio 8 - Aula de Desejáquios  Episódio 9 - Ativado pela Voz   Episódio 10 - Astra-nômico  Episódio 11 - Chocolate Episódio 12 - Estrelas Cadentes  Episódio 13 - Lib-erada Episódio 14 - A Ciência da Moda Episódio 15 - Cozinhando com a Tessa

Nóticias || Novo Design de Moranguinho em 2018

Essa semana fui surpreendida por várias coisas. Entre elas o n ovo desenho da Unikitty no Cartoon Network (leia mais sobre clicando aqui) e o novo reboot de Moranguinho. Essa ultima rendeu muitos memes no twitter por sua aparência que não lembra em nada suas antecessoras.  A série é desenvolvida pela DHX Media e se chama Strawberry Shortcake e sucede as demais gerações de Moanguinho. A produção começou em 2017, quando a empresa adquiriu os direitos da marca. Em Julho de 2017 foi feita a criação dos personagens com seu novo visual. E no mesmo mês o começo da produção da série animada. Um vídeo promocional foi criado e carregado no youtube (porém foi excluído). No final de 2017, mais duas empresas se juntaram ao desenvolvimento: Reel FX Animation e Splash Entertainment.  Nenhuma data de lançamento e demais informações foram encontradas além das publicas na Wikia da moranguinho (em inglês).  O estilo dessa Moranguinho segue o estilo de desenhos da faixa etária como