Pular para o conteúdo principal

Criando vergonha na cara



Faz tempo que não escrevo aqui, certo? Não é porque esqueci desse blog, mas é que a coragem de escrever algo totalmente original (não é desmerecendo meus textos, mas quando se faz resenhas, você não escreve algo totalmente original, você apenas emite uma opinião pessoal sobre algo já escrito de terceiro – seja o livro, o filme, o quadrinho etc).

Não é preguiça (pode até ser), mas a imaginação trava quando se senta na frente do computador para escrever (seja um livro ou uma simples crônica). As ideias surgem em lugares surreais, não é mesmo? Aqueles lugares que você não tem como pegar nem mesmo o celular e escrever. E não adianta repetir mil vezes o que pensou mentalmente, quando você está livre para escrever, simplesmente as coisas somem da sua cabeça como passe de mágica.

As coisas sempre “brotam” na minha cabeça em lugares que não tenho como anotar a ideia que surgiu, é quando estou dirigindo, ou dentro do ônibus (e logo quando está em pé, tendo que se segurar para não cair a cada freada do motorista) e quando está no banho.

Acho que o mais difícil também é mostrar para alguém. Estou agora no curso de Design, algo que estava realmente querendo fazer e nessa segunda tivemos uma palestra com Rafo Castro, designer. Ele disse que não podemos ter medo de mostrar uma criação nossa. Pode até ouvir “está ruim, está uma merda!” mas não podemos deixar de mostrar para as pessoas. É um tipo de exercício.

Não é que eu precisava de um profissional do ramo para dizer algo desse tipo para mim. Eu já tinha isso em mente quando criei o Universo Atakima em 2009: fazer um blog para expor meus textos, mas o medo é algo que sempre toma conta. O medo da critica e da rejeição.

Além de ser insegura com o que eu faço, outro mal muito grande é nunca terminar o que já comecei. É outro exercício que tenho que treinar. E MUITO. Tenho que começar os projetos antes mesmo de começar com o outro. Para ter uma ideia, 2008 criei minha primeira história, e logo na sequencia veio mais outros livros fechando uma trilogia. Pode ver que eu ainda não o lancei. Agora a pergunta é porque? Porque eu tenho medo das pessoas criticarem? De não aceitarem? De estar uma merda?! Nem é por isso. É porque ele nunca saiu do manuscrito original.

Sim, o livro existe deste de 2008 e nunca revisei, inclui, exclui, muito menos passei para o computador. Mas está escrito em mais e mais resmas de papel. Que coisa tão... tão... tão inacabada.

Hoje recebi um tapa na cara invisível de um colega de classe, acho que ele nem sabe que me deu um tapa na cara, mas deu. Percebi que o difícil não é revisar o texto, modificá-lo ou até mesmo publicá-lo, mas é fazer o essencial: começar a escrever e terminar. Isso de revisar e acertar os detalhes é a coisa mais fácil quando se tem o principal (o corpo) feito.

Então, se eu não ir atrás com garra e coragem de fazer o que é difícil, quando é que vai chegar os louros desse trabalho? Nunca. E não é promessa do fim de ano, quando se diz: ano que vem vai ser diferente, que vai mudar o que eu não fiz. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Hana Zuki - Episódios Online

OBS.: OS VÍDEOS PRIVADOS FORAM FEITOS PELA PRÓPRIA HASBRO, NÃO TENHO ACESSO AOS VÍDEOS ORIGINAIS PARA TIRAR DO PRIVADO. PORÉM ESTOU TENTANDO UM JEITO DE TRAZÊ-LOS NOVAMENTE, PROCURANDO PELA INTERNET. PEÇO DESCULPAS POR NÃO ESTAREM DISPONÍVEIS, MAS FOI A PROPRIA HASBRO QUE OS PRIVOU.  Em nova websérie, Hasbro convida meninas a expressarem suas emoções Vem aí uma nova websérie mais do que especial:   Hanazuki Full of Treasures , que retrata as aventuras de uma garotinha que sabe expressar muito bem o que está sentindo. Desejando despertar nas meninas a ideia de que elas podem, sim, ser quem elas quiserem, sem se importar com o que os outros vão pensar traz as emoções como tema central. Emoções? Como assim? Você pode estar feliz e, minutos depois, toda essa felicidade se transformar em raiva. Também pode estar mal-humorado e, como num passe de mágica, voltar a sorrir. E tudo bem! Pois são exatamente essas mudanças de humor que fazem você único! Assim é a  Hanazuki , a p

Star Darlings - Episódios Completos

Aqui nessa postagem você encontra todos os episódios lançados, em português, pela Disney Channel. Para maiores informações, pode curtir a fanpage Star Darlings Brasil no facebook . Ela estava desativada, mas vai começar a voltar a ativa com novidades sobre essa franquia linda da Disney.  Episódio 1 - Magia de Estrelas Episódio 2 - Domando uma Estrela Episódio 3 - Iluminada Episódio 4 - Lixo Estelar  Episódio 5 - Starlianas Brilhantes Episódio 6 - Sonhos de Piper  Episódio 7 - O Dia de MO-J-4   Episódio 8 - Aula de Desejáquios  Episódio 9 - Ativado pela Voz   Episódio 10 - Astra-nômico  Episódio 11 - Chocolate Episódio 12 - Estrelas Cadentes  Episódio 13 - Lib-erada Episódio 14 - A Ciência da Moda Episódio 15 - Cozinhando com a Tessa

Nóticias || Novo Design de Moranguinho em 2018

Essa semana fui surpreendida por várias coisas. Entre elas o n ovo desenho da Unikitty no Cartoon Network (leia mais sobre clicando aqui) e o novo reboot de Moranguinho. Essa ultima rendeu muitos memes no twitter por sua aparência que não lembra em nada suas antecessoras.  A série é desenvolvida pela DHX Media e se chama Strawberry Shortcake e sucede as demais gerações de Moanguinho. A produção começou em 2017, quando a empresa adquiriu os direitos da marca. Em Julho de 2017 foi feita a criação dos personagens com seu novo visual. E no mesmo mês o começo da produção da série animada. Um vídeo promocional foi criado e carregado no youtube (porém foi excluído). No final de 2017, mais duas empresas se juntaram ao desenvolvimento: Reel FX Animation e Splash Entertainment.  Nenhuma data de lançamento e demais informações foram encontradas além das publicas na Wikia da moranguinho (em inglês).  O estilo dessa Moranguinho segue o estilo de desenhos da faixa etária como