Periodo de chuva e descaso - Universo Atakima

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Periodo de chuva e descaso



Começou o período de chuva. É tão bom dormir escutando o barulho das gotas de água no telhado. Mas período de chuva também é sinônimo de desastres. Já é algo normal e corriqueiro no país. Caiu a primeira chuva, uma rua inunda, algumas casas desabam, famílias perdem tudo. Verba do governo é solta a todo vapor para obras e medidas imediatas a socorro da população.

Jornais falam das vitrines de chuva e das ações do governo. Sempre tem uma matéria no jornal nacional que reúne geólogos e outros historiadores para debater sobre as calamidades.
Todo ano é igual.

Sabe quando essa realidade vai mudar?

Nunca!

Vou lhe dizer por quê.

Não preciso ter doutorado, mestrado nem PhD para saber por que motivo existe inundação. O “progresso” e “desenvolvimento” que é atrelado com a modernização do homem transformaram completamente a natureza. Asfaltaram a terra, aterraram rios, construíram barragens, mudam trajeto de rio. É mais fácil alterar o rio do que construir uma ponte, por exemplo.

Na época de chuva, a água não consegue infiltrar no solo, o asfalto não deixa. O rio transborda, está aterrado. Até minha prima de cinco anos sabe explicar isso.

Esse tipo de calamidade é rotina no nosso país e nem nos choca olhar essas noticias na hora do jornal. O governo se aproveita, manda verba para obra emergencial e o político mete a mão. Para o povo? Nada. Esperança vazia e a certeza que ano que vem tudo vai se repetir.

Improvisação: esse é o jeitinho brasileiro. Não vai mudar. Já está enraizado na educação e cultura do país.

Vamos fazer um plano para evitar próximos “dilúvios” e a verba some e o povo se conforma. Por isso dizem não gostar de política.

Mas o Brasil não sabe fazer política e a população não é cidadã. Na verdade, o povo só sabe ser patriota na época de copa do mundo e cidadão em época de copa do mundo e cidadão em época de eleição e só.

Esquecem que eles tem poder de colocar os governantes ali, eles tem o poder de tirá-los dali.
E os políticos esquecem que o trabalho deles é fazer melhorias para a população. Somente essa. Mas esquecendo desse pequeno detalhe, governantes não fazem nada e se fazem algo, é agraciado como herói e bom. Ele não fez do que a obrigação dele.
banner
Anterior
Proxima

Assino meus textos como Miaka J. S. Freitas. 

Decolando no curso de Desing pela Universidade Federal do Maranhão - UFMA. Nas horas vagas procura por Um Sofá fofinho para cuidar dos blogs "Universo Atakima e "Um Sofá à Lareira". Além do canal "Insônia Nerd", aonde perde o sonho com as melhores obras desse universo. 
Estou tentando encontrar o meu próprio espaço para ouvirem minhas ideias e pensamentos meio que "insano" as vezes...
E por ai pela internet afora ainda pode encontrar outros lugares por onde anda meus textos!!

0 recadinhos:


Quer comentar e não tem conta?!
1- escolha a opção Nome/URL
2 - No espaço Nome coloque seu nome ou seu apelido
3 - No espaço URL coloque o link do seu site, blog, vlog, tumblr... (não é obrigatório).

Sejam sempre bem vindos a deixarem comentários, criticas e sugestões. Eles são muito importante para meu caminho como escritora. Com eles poderei saber o se o caminho que estou trilhando esta certo ou se precisa de mudanças. Obrigada por visitar e comentar.

Licença Creative Commons
Este trabalho foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil.